NIC.br anuncia novas opções de domínios para a Internet


02 OUT 2006



Quatro novos domínios estarão disponíveis para serviços específicos de blogs, fotologs, videologs e páginas wiki

O Núcleo de Informação e Coordenação do ".br" - NIC.br , entidade civil sem fins lucrativos criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br , coloca à disposição na rede mais quatro Domínios de Primeiro Nível (DPN) para pessoas físicas. As novidades destinam-se a abrigar atividades e serviços específicos e pretendem facilitar a forma de identificar e endereçar esses serviços na internet. O CGI.br é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas da internet no País.

Para os blogueiros, foi criado o "blog.br" e, para aqueles que têm seu álbum em fotologs, agora está disponível o domínio "flog.br". Já os que utilizam os videologs, podem contar com o "vlog.br" e, para as páginas tipo wiki, foi desenvolvido o "wiki.br". Esses novos domínios destinam-se a pessoas físicas e os registros serão feitos como de costume, ou seja, pela ordem de chegada dos pedidos. Para proteger os direitos daqueles que já têm serviços desse tipo na rede, haverá um período de reserva antes de ser iniciado o registro de forma geral. O NIC.br definiu o período de 9 de outubro, a partir das 10 horas, até às 18 horas do dia 20 de outubro para a execução dessa reserva.

"A reserva será de apenas um nome por CPF e será sujeita a verificação para confirmar sua pertinência. Ao final do período de reserva, os novos DPNs estarão liberados para registro geral", explica Frederico Neves, diretor de Serviços e Tecnologia do Núcleo de Informação e Coordenação do <.br> - NIC.br.

Após esse período, em 25 de outubro, às 10 horas, serão abertas as inscrições para os novos registros. Os detalhes sobre as condições e os procedimentos para a reserva com a demonstração da preexistência de direitos sobre um nome estão disponíveis em https://registro.br/info/sunrise-logbr.html

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br ( www.nic.br ) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, criada para implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br ( www.cgi.br ), que é o responsável por coordenar e integrar as iniciativas de serviços da Internet no País. O NIC.br é o braço executivo do CGI.br e responde pelo registro de nomes de domínio (Registro.br - www.registro.br ), pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br - www.cert.br ) e pela implantação e operação dos Pontos de Troca de Tráfego (PTT.br - www.ptt.br ). O NIC.br também executa diversos projetos, entre os quais o de Indicadores ( www.nic.br/indicadores ), cujo objetivo é coletar, organizar e disseminar informações sobre os serviços de Internet no país.

Empresa: Núcleo de Informação e Coordenação (NIC.br)
Fonte: Mariana Balboni, assessora de Comunicação
Internet: www.nic.br

Jornalistas Responsáveis:
S2 Comunicação Integrada - https://www.s2.com.br
Jessica Blumer (MTb 35.131) - jessica@s2.com.br
Cristiana Rebouças- cristiana@s2.com.br
Claudia Fuji - claudiam@s2.com.br
Priscila Rocha - prirocha@s2.com.br