Inscrições abertas para Curso Intensivo da Escola de Governança da Internet no Brasil


02 MAR 2020



Curso acontecerá em Itapecerica da Serra (SP) em formato imersivo e discutirá temas como segurança, liberdade de expressão e inteligência artificial

Em sua sétima edição, o Curso Intensivo da EGI (Escola de Governança da Internet no Brasil) acontecerá de 28 de junho a 3 de julho e proporcionará aos participantes uma imersão em temas da governança da Internet como privacidade, liberdade de expressão, inclusão digital, inteligência artificial, entre outros. Realizá-lo pela primeira vez fora da capital paulista, em Itapecerica da Serra (SP), faz parte do esforço em se buscar fortalecer a interlocução com rede de atores políticos nos espaços de governança da Internet que a metodologia do curso propõe. Iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) o Curso Intensivo está com inscrições gratuitas abertas, por meio de um processo de seleção que começa com preenchimento de formulário disponível no endereço https://egi.nic.br.

Com esse novo formato, a programação inclui oficinas em que os participantes poderão contribuir com a construção de conhecimento e colocar em prática o que foi apreendido durante as aulas. O curso também contará com atividades mais interativas e apresentação de estudos de casos e seminários sobre temas atuais como 5G, Internet e eleições, economia de dados a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD). “Para proporcionar uma semana de engajamento sobre temas pertinentes à governança da Internet, decidimos realizar o Curso Intensivo da EGI de forma imersiva em Itapecerica da Serra. Será uma oportunidade para os participantes focarem durante uma semana nas aulas, e aumentarem seu networking, assemelhando-se à experiência proporcionada pela Escola de Governança da Internet de Meissen, na Alemanha, inspiração para o Curso Intensivo no Brasil”, enfatiza Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br e diretor da EGI.

O Curso Intensivo da EGI é voltado a todos os interessados em entender o funcionamento e a governança da Internet, aprofundar conceitos e explicitar os contextos, temas e desafios da do avanço da rede na sociedade.

“A EGI é uma referência na capacitação, pesquisa e estudo das propostas e desafios da governança da Internet. É importante ampliar a participação da sociedade nas discussões de temas cruciais para o futuro da Internet”, completa Demi Getschko, diretor-presidente do NIC.br.

Cronograma
Com inscrições gratuitas e curso ministrado em português, os interessados em participar do processo seletivo devem preencher formulário, enviar currículo e produzir um texto sobre temas relacionados à governança da Internet dentro da sua área de atuação. As inscrições terminam no dia 1º de maio, e a divulgação dos candidatos será na semana entre o dia 25 e 29 de maio. Além das atividades presenciais, os alunos cumprirão uma série de atividades prévias à distância, como parte da preparação para o curso. Mais informações sobre a programação: https://egi.nic.br/.

Sobre a EGI
A EGI é uma iniciativa do CGI.br e do NIC.br que tem como principal objetivo capacitar gestores públicos, formuladores de políticas públicas, profissionais da área jurídica, empresários, pesquisadores, acadêmicos, comunidade técnica, ativistas de organizações da sociedade civil e demais interessados sobre o funcionamento e a governança da Internet, fornecendo subsídios, aprofundando conceitos e explicitando os contextos, temas, desafios e foros de debate. A EGI também realiza oficinas em centros de pesquisa e apoia iniciativas de capacitação de governança da Internet em áreas acadêmicas e governamentais no Brasil. Mais informações: https://egi.nic.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br           
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (https://www.nic.br/) é uma entidade civil, de direito privado e sem fins de lucro, que além de implementar as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil, tem entre suas atribuições: coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (https://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (https://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (https://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (https://www.cetic.br/), implementar e operar os Pontos de Troca de Tráfego — IX.br (https://ix.br/), viabilizar a participação da comunidade brasileira no desenvolvimento global da Web e subsidiar a formulação de políticas públicas — Ceweb.br (https://www.ceweb.br), e abrigar o escritório do W3C no Brasil (https://www.w3c.br/). 

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios de multilateralidade, transparência e democracia, o CGI.br representa um modelo de governança multissetorial da Internet com efetiva participação de todos os setores da sociedade nas suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://www.cgi.br/principios). Mais informações em https://www.cgi.br/. 

Contatos para a Imprensa:

Weber Shandwick
https://www.webershandwick.com.br/
PABX: (11) 3027-0200 / 3531-4950
Ana Jones - 
ana.jones@webershandwick.com - (11) 3027-0200 ramal: 312
Juliana Guerra - jguerra@webershandwick.com - (11) 3027-0227

Assessoria de Comunicação – NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação – caroline@nic.br
Carolina Carvalho – Coordenadora de Comunicação – carolcarvalho@nic.br
Soraia Marino – Assistente de Comunicação – soraia@nic.br 

Flickr: https://www.flickr.com/NICbr/
Twitter: https://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: https://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook: www.facebook.com/nic.br
Telegram: www.telegram.me/nicbr
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/nic-br/
Instagram: https://www.instagram.com/nicbr/