Inscrições abertas para a Conferência Web.br 2015


29 JUL 2015



Organizado pelo W3C Brasil, evento é o principal espaço de debate sobre o futuro da Web

Desenvolvedores, usuários, empreendedores e pesquisadores interessados em discutir os rumos da Web já podem realizar as inscrições para a 7ª edição da Conferência Web.br por meio do sítio: http://conferenciaweb.w3c.br/. Importante espaço de debate, apresentação e networking da comunidade Web do Brasil, o evento acontecerá nos dias 22 e 23 de setembro no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo.

Neste ano, a Conferência Web.br, organizada desde 2008 pelo escritório brasileiro do W3C, instalado na sede do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), por iniciativa do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), tem a proposta de resgatar os princípios originais da Web aberta e distribuída a partir do tema "Re-descentralização da Web".

"Vivemos hoje a ameaça de uma plataforma fragmentada, o que representa um grande perigo para o futuro da Web. É importante que desenvolvedores, usuários, membros de governo, acadêmicos e empresários debatam soluções e aliem-se na defesa de uma Web aberta, sem barreiras e verdadeiramente global", afirma Vagner Diniz, gerente do W3C Brasil.

Palestrantes serão anunciados semanalmente no sítio da conferência e vão abordar os tópicos quentes e atuais, como HTML5, CSS3, acessibilidade, dados abertos, web semântica, visualização de dados, Internet/Web das Coisas, pagamentos via Web, segurança e privacidade, digital publishing, media & real time, Web & TV.

Palestra principal: todos os seus dados pertencem a nós VOCÊ!

Andrei Sambra, pesquisador associado do MIT, será um dos keynote speakers desse ano. Em sua palestra, será apresentado um panorama sobre os esforços de padronização do W3C e a tradução desses padrões em tecnologia, para que aplicações e serviços descentralizados sejam produzidos. Sambra, também falará sobre o que foi aprendido até agora e quais desafios têm sido encontrados para “re-descentralizar” a Web.

Participação da comunidade Web

A conferência também abre espaço para que entusiastas e profissionais integrem a programação oficial e apresentem seu trabalho, aplicativo, caso de uso ou tutorial relacionado a algum dos temas que serão debatidos no evento. O candidato deverá se inscrever até o dia 3 de agosto, obedecendo as orientações do regulamento. O anúncio dos trabalhos aceitos acontecerá no dia 20 de agosto no sítio do evento.

Além da Chamada para Cases, a Web.br 2015 amplia a participação do público com as Lightnings Talks - demonstrações de 15 minutos de duração sobre projetos que utilizam a Web e tecnologias abertas em seu desenvolvimento. As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de agosto e os aprovados serão anunciados no sítio da Conferência no dia 14 de agosto.

Sobre o Escritório Brasileiro do W3C

Por deliberação do CGI.br, o NIC.br agrega as atividades do escritório do W3C no Brasil - o primeiro na América do Sul. O W3C é um consórcio internacional que tem como missão conduzir a Web ao seu potencial máximo, criando padrões e diretrizes que garantam sua evolução permanente. Mais de 80 padrões foram já publicados, entre eles HTML, XML, XHTML e CSS. O W3C no Brasil reforça os objetivos globais de uma Web para todos, em qualquer dispositivo, baseada no conhecimento, com segurança e responsabilidade. Mais informações em: http://www.w3c.br/.

Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.br

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br (http://www.nic.br/) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, que implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil. São atividades permanentes do NIC.br coordenar o registro de nomes de domínio — Registro.br (http://www.registro.br/), estudar, responder e tratar incidentes de segurança no Brasil — CERT.br (http://www.cert.br/), estudar e pesquisar tecnologias de redes e operações — Ceptro.br (http://www.ceptro.br/), produzir indicadores sobre as tecnologias da informação e da comunicação — Cetic.br (http://www.cetic.br/), fomentar e impulsionar a evolução da Web no Brasil — Ceweb.br (http://www.ceweb.br/) e abrigar o escritório do W3C no Brasil (http://www.w3c.br/).

Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br

O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (http://www.cgi.br/principios). Mais informações em http://www.cgi.br/.


Contatos para a Imprensa:

S2Publicom
http://www.s2publicom.com.br
Twitter / Facebook / Youtube: S2publicom
PABX:
(11) 3027-0200 / 3531-4950
Daniela Marques - daniela.marques@s2publicom.com.br - (11) 3027-0215
Carolina Carvalho - carolina.carvalho@s2publicom.com.br - (11) 3027-0226

Assessoria de Comunicação - NIC.br
Caroline D’Avo – Gerente de Comunicação –
caroline@nic.br
Everton Teles Rodrigues – Coordenador de Comunicação –
everton@nic.br
Flickr: http://www.flickr.com/NICbr/
Twitter:
http://www.twitter.com/comuNICbr/
YouTube: http://www.youtube.com/nicbrvideos
Facebook:
https://www.facebook.com/nic.br