NIC.br inaugura anel óptico que reforça infraestrutura do IX.br


22 AGO 2016



Infraestrutura conecta instalações do NIC.br localizadas nas avenidas das Nações Unidas e João Dias

O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) realizaram , no dia 18 de agosto, a cerimônia de inauguração do anel óptico que conecta as duas instalações do NIC.br – na Avenida das Nações Unidas e Avenida João Dias – e incrementa segurança e efetividade para o Brasil Internet Exchange (PTT.br) de São Paulo, o maior ponto de troca de tráfego do hemisfério sul e um dos maiores do mundo.

O evento contou com a presença de membros do CGI.br e de autoridades, entre elas, o ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, que enalteceu a infraestrutura inaugurada pelo NIC.br e CGI.br, pois “traz modernidade e segurança para o Brasil e é, inquestionavelmente, no plano nacional e internacional, referência no que diz respeito à Internet”. Hartmut Glaser, secretário executivo do CGI.br, e Maximiliano Martinhão, coordenador do Comitê Gestor, também reforçaram que a infraestrutura atende aos mais exigentes padrões internacionais.

Demi Getschko, diretor presidente do NIC.br, lembrou que “o Brasil deu um grande exemplo, desde o início da Internet, ao usar os recursos do registro de domínios .br em benefício da Internet no País, criando equipes de segurança, pontos de troca de tráfego e estatísticas de qualidade sobre a Internet no país”, entre outras atividades. Responsável pelo projeto do anel óptico, Frederico Neves, diretor de Serviços e Tecnologia do NIC.br, apresentou todas as etapas do processo de construção e destacou que “apesar de ser um ambiente virtual, a Internet não existe sem a infraestrutura física, que precisa ser aprimorada para garantir o desenvolvimento constante e seguro da rede”.

Construído nos últimos seis meses exclusivamente com recursos próprios do NIC.br - que possui receita proveniente da atividade de registro de domínios sob .br e da distribuição de números IP -, o anel de fibra óptica possui 20 quilômetros de extensão e amplia a infraestrutura do ponto de troca de tráfego do NIC.br ao conectar as instalações da Avenida das Nações Unidas até a Avenida João Dias.

O trajeto conta com uma rede subterrânea construída através de método não destrutivo de perfuração. "O nível de profundidade desta rede faz com que os riscos de rompimento sejam mínimos. O anel cumpre com a sua finalidade de manter o serviço prestado pelo NIC.br ativo, independentemente de eventualidades técnicas. É uma infraestrutura que beneficia diretamente os sistemas autônomos e, por consequência, os usuários de Internet”, comenta Demi Getschko.

IX.br
O Brasil Internet Exchange (IX.br) é um projeto do NIC.br que promove e cria a infraestrutura necessária para a interligação direta entre as redes que compõem a Internet no Brasil. O IX.br São Paulo possui mais de 950 sistemas autônomos participantes – entre eles, provedores de conteúdo como Netflix, Google e Facebook –, e pico de tráfego total de 1,5 Tbit/s. A redução na latência (tempo necessário para acessar um conteúdo da Internet), a organização da infraestrutura de rede da Internet e racionalização dos custos estão entre as vantagens do IX.br.

Novo prédio

Com um datacenter robusto que amplia a infraestrutura do IX.br e dos acordos internacionais estabelecidos pelo NIC.br, o prédio localizado na Avenida João Dias foi inaugurado em novembro de 2015. O datacenter possui cinco vezes mais espaço do que a estrutura antiga e nove vezes maior disponibilidade de energia elétrica. Seu projeto esteve voltado à eficiência energética e à redundância, que suportaria eventuais falhas, manutenção independente e com possibilidade de até 48h de autonomia. O local hospeda, ainda, cópias da infraestrutura de vários NICs (Centros de Informações sobre Rede ou Network Information Center) de outras regiões do mundo, a partir de acordos internacionais entre o NIC.br e diversas instituições.