Iniciativa NETmundial publica termos de referência


06 ABR 2015



O documento está disponível online e aberto para comentários da sociedade até o dia 1º de maio

Membros do Conselho de Coordenação da Iniciativa NETmundial estiveram reunidos na última terça-feira (31), na Universidade de Stanford, na Califórnia, com o objetivo de discutir a organização da Iniciativa, o seu papel e atividades futuras. A reunião foi composta por representantes da sociedade civil, governo, setor privado, técnicos e acadêmicos da Europa, da América do Norte, da América Latina e Caribe, da Ásia e Pacífico e da África.

O documento está disponível online e aberto para comentários da sociedade até o dia 1º de maio
Após a reunião, a Iniciativa NETmundial publicou um documento com os termos de referência que descrevem a missão da Iniciativa, seus fundamentos, compromisso e escopo de atividades. Esse documento está disponível para comentários públicos até o dia 1º de maio.

O coordenador do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), Virgilio Almeida, esteve presente no encontro e disse que a Iniciativa NETmundial segue com o intuito de tratar as questões atuais e futuras da Internet de forma transparente e inclusiva. “A nossa missão é avançar para a implementação dos Princípios NETmundial com a colaboração da comunidade da Internet global”, afirma.

Durante a reunião, algumas propostas de projetos divulgados por meio da plataforma da Iniciativa NETmundial foram apresentados para os participantes presenciais e remotos, entre elas, o Mapa de Soluções NETmundial, o Projeto Internet e Jurisdição e a Votação Deliberativa sobre Governança da Internet.

Além disso, o conselho da Iniciativa concordou em realizar diversas ações de engajamento em fóruns mundiais que antecedem a reunião de inauguração do conselho para estimular o envolvimento da comunidade global da Internet nas atividades da Iniciativa. O Conselho de Coordenação deve voltar a se reunir em junho, em local a ser determinado, para avaliar os resultados da consulta pública e adotar a versão final dos termos de referência.

A Iniciativa NETmundial é propiciada pelo CGI.br e pela Corporação para Atribuição de Nomes e Números da Internet (ICANN), em parceria com o Fórum Econômico Mundial (WEF).