Desafios da inclusão digital pautam debate em Salvador


08 JUL 2015



Representantes do Facebook, UFBA, Raul Hacker Club e Secretaria de Inclusão Digital irão discutir o tema nesta quarta-feira (15) durante o V Fórum da Internet no Brasil

Especialistas do setor acadêmico, empresarial, sociedade civil e Governo estarão reunidos na próxima quarta-feira (15), em Salvador, para debater os desafios da inclusão digital. Este será o tema de uma das trilhas do V Fórum da Internet no Brasil e Pré IGF Brasileiro 2015, que acontecerá de 15 a 17 de julho no Fiesta Convention Center (Av. Antonio Carlos Magalhães, 741, Itaigara). Gratuito, o evento é realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e recebe as inscrições no sítio (http://forumdainternet.cgi.br/),.

A parcela da população brasileira usuária de Internet totaliza 51% (número correspondente a 85,9 milhões de brasileiros), de acordo com a pesquisa TIC Domicílios 2013, realizada pelo CGI.br, por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).

Os desafios para conectar a quase metade dos brasileiros que ainda vive sem acesso à Internet serão debatidos das 14h às 19h, com a coordenação do conselheiro do CGI.br, Percival Henriques, e participação de Maria Helena Bonilla (Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologia - UFBA), Bruno Magrani (Facebook), Karina Menezes (Raul Hacker Club) e representante da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações. O resultado desse debate será apresentado no dia 17/07, durante a plenária final do Fórum.

Programação
“Economia da Internet”, “cibersegurança e confiança” e “Internet e direitos humanos” são as outras trilhas que integram a programação. Este ano, o V Fórum da Internet no Brasil tem o mesmo tema do 10º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês) – Evolução da governança da Internet: empoderando para o desenvolvimento sustentável – que será debatido logo no painel de abertura, às 9h30 do dia 15/07.

A programação prevê discussões sobre o Marco Civil da Internet e a regulamentação da neutralidade de rede, e debate sobre a infraestrutura física para o desenvolvimento da Internet. Haverá ainda o terceiro encontro do Ciclo de Conferências "CGI.br 20 anos – princípios para a governança e uso da Internet", com debate sobre o princípio Diversidade do decálogo do Comitê Gestor. Acesse a programação: http://forumdainternet.cgi.br/#programacao.